Módulo Médio/Técnico – Como cadastrar calendário acadêmico

Calendário Acadêmico

Essa funcionalidade permite ao usuário com o perfil de Diretor de Ensino criar ou alterar o Calendário Acadêmico. No calendário são definidas datas para os cursos ou todo o Ensino Médio/Técnico, período letivo períodos, entre outras datas.

Trata-se de uma atividade administrativa, acessível pela Aba Administração do módulo Médio/Tecnico. Nesta aba, são gerenciadas informações gerais de Calendário, Parâmetros de Curso, Manutenção de Coordenadores, Horários do Campus (horário de funcionamento) e gerenciamento das páginas públicas

Podem ser acessadas pelo caminho:

  • SIGAA – Médio/Técnico – Administração – Operações Administrativas – Calendário

Nesta tela é possível selecionar o tipo de calendário que será cadastrado. O sistema permite ter calendários acadêmico granular, ou seja, pode-se definir um calendário para todo o câmpus, por modalidade de curso e por curso, considerando sempre o menor para o maior, assim:

  1. Se for definido um Calendário para um determinado curso, este que será considerado, independente da modalidade selecionada;
  2. Para definir um calendário para todas as modalidades de curso, basta selecionar a modalidade e não marcar nenhum curso. 
    1. Modalidades: concomitante, concomitante PROEJA, integrado, integrado/PROEJA, Não informado, subsequente.
  3. Caso não seja selecionado a modalidade de curso, é considerado um calendário único para todos os cursos e modalidades do câmpus.

ATENÇÃO

Foi convencionado pela área de negócio do SIGAA, que o padrão de lançamento de calendário acadêmico à adotar será por Modalidade de Curso, ou seja, o calendário único do câmpus, deve ser considerado, porém, a Direção de Ensino deve lançar respectivamente as datas do calendário para cada modalidade, observando a sua temporalidade:

  • Modalidade Integrado – calendário anual
  • Modalidade Subsequente – calendário semestral

Abaixo é exibido um exemplo de preenchimento do Calendário Acadêmico para a modalidade Integrado:

Veja no vídeo abaixo como proceder a definição e/ou alteração do calendário acadêmico.